quinta-feira, 15 de março de 2012

Artigo - Banco de Dados: Do Modelo ER ao Modelo Relacional!

Descrevendo modelos de dados de um sistema com alto nível de abstração, o Modelo ER pode ser mapeado em Modelo Relacional.

Sendo a visão estática do sistema, o Modelo ER(Entidade-Relacionamento) tem a sua maior aplicação na visualização do relacionamento entre tabelas de um determinado banco de dados, representando graficamente através de um diagrama.
Modelo ER - Clique na figura para ver com nitidez.

Já o Modelo Relacional baseia-se no princípio em que todos os dados estão guardados em relações(tabelas). Foi construído formado por Tuplas(linhas ou registros), Atributos(Colunas) e Relações(Tabelas).

Vamos considerar o seguinte Diagrama Entidade-Relacionamento para podermos mapear para o Modelo Lógico(Relacional):

Nós temos as entidades: Fornecedor, com os atributos cod_fornecedor e nome_fantasia; Produto, com os atributos cod_produto e descricao; Pedido, com o atributo cod_pedido; Uma entidade associativa chamada Item_pedido;

Nota: Os itens em vermelho representam chaves primárias, campos únicos que servem para identificar o registro.

Percebemos um relacionamento de cardinalidade 1 para n entre Fornecedor e Produto, e Fornecedor e Pedido, enquanto há um outro entre Pedido e Produto de cardinalidade n para n.

Trazendo ao Modelo Relacional, podemos traduzir o exemplo acima neste diagrama:
Percebemos que não muda-se muita coisa, praticamente a entidade associativa(Item_Pedido) deu lugar a uma tabela, concentrando dois relacionamentos de 1 para n.

É mais perceptível as mudanças de um para o outro quando fala-se em Normalização, mas isso já torna-se um assunto para um novo post!

É isso ai galera! Valeu!

Ass.: David de Almeida Bezerra Jr

0 comentários:

Postar um comentário