Para tudo há um começo, e por mais inútil que seja o início, nada existiria sem ele.
Vimos no post passado como preparar o nosso ambiente de desenvolvimento JAVA (caso não tenha visto, clique aqui) e, graças a isso, é que agora conseguiremos começar a realmente escrever código. Vamos lá!
Neste primeiro contato com a linguagem, será explicada a estrutura básica de um programa em JAVA, não aprofundando muito (ainda) em determinados elementos.
Como foi falado em posts passados, a linguagem JAVA trabalha com classes, sendo que tudo é uma classe ou está dentro de uma.
Praticamente falando, uma classe é um arquivo.
Veja a imagem abaixo:
O arquivo HelloWorld.java é o Código-Fonte escrito na linguam JAVA (o que nós iremos escrever logo logo), enquanto que o HelloWorld.class é a nossa Classe JAVA gerada a partir da compilação do arquivo HelloWorld.java.
Um programa em JAVA somente pode ser iniciado através de uma classe que contenha o método Main, que segue um padrão bem simples de escrita (veremos o que são métodos nas postagens seguintes).
Observe o código abaixo:
public class NomeDaClasse {
public static void main(String[] args){
}
}
public static void main(String[] args){
}
}
Este é o primeiro código que se escreve ao desenvolver um programa em JAVA, pois a partir dessas linhas é que cria-se a Classe principal e o método Main, aquele que faz com que o aplicativo seja inicializável.
O termo "public class NomeDaClasse" é quem cria e define o nome da classe.
Perceba que códigos pertencentes a um mesmo bloco ficam dentro de chaves({}), e a cada chave, parêntese ou cochete aberto, é necessário um outro para fechá-lo.
Bem, chega de papo e vamos escrever o nosso primeiro programa!
Olá Mundo!
Primeiro de tudo, abra o Eclipse.
Se é a primeira vez que você abre, ele pedirá para que informe a pasta onde será o espaço de trabalho (aonde os projetos e códigos-fonte ficarão).
Se preferir, deixe como está.
Após o carregamento, feche a aba que aparece aberta e direcione-se até o menu File > New > Java Project.
Na janela que se mostra agora, digite OlaMundo no campo Project name.
OBS.: Digite exatamente do jeito que está, sem acentos ou separações.
Pressione o botão Finish, e então o nosso projeto está criado, porém sem classes nem finalidade, logo, não pode ser compilado (transformado em programa).
Precisamos criar a nossa classe principal (aquela que contém o método Main), para isso, na barra lateral esquerda (Package Explorer), clique do lado do projeto OlaMundo para expandir as pastas, e em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta src.
No menu que abriu, vá até New > Class.
Digite OlaMundo no campo Name e clique em Finish.
Logo, percebemos que a Classe foi criada já com código escrito, pois é isso que as ferramentas de desenvolvimento buscam, agilizar o processo de codificação, gerando código automático.
Para estudo, aconselho que apague todo este código e escreva todo do zero, pois ajudará no processo de aprendizado.
Na parte do centro da IDE, digitaremos o seguinte código, que fará parte da classe OlaMundo:
public class OlaMundo {
public static void main (String[] args){
}
}
public static void main (String[] args){
}
}
O JAVA é uma linguagem Case Sensitive (aquela que diferencia letras maiúsculas de letras minúsculas), logo digite tudo do jeito que está aí em cima, respeitando maiúsculas e minúsculas.
Pronto! Criamos o alicerce da nossa classe!
OBS.: O Eclipse consegue gerar todo esse código automaticamente (inclusive o método Main), mas por questão de aprendizado (falo novamente ^^), é preferível digitar todo o conteúdo.
Agora, clique com o botão direito em cima da classe OlaMundo (no Package Explorer ou no Editor) e direcione-se até Run As > Java Application.
Perceba que nada acontece, porém o programa foi gerado.
Nada acontece porque o aplicativo não foi programado para fazer nada.
Vamos dar uma finalidade para ele! Digite, em seu código, a linha em vermelho abaixo:
public class OlaMundo {
public static void main (String[] args){
System.out.println("Olá Mundo!");
}
}
public static void main (String[] args){
System.out.println("Olá Mundo!");
}
}
Agora execute do mesmo jeito que fizemos anteriormente.
Perceba que o programa escreveu no console "Olá Mundo!".
Isto aconteceu porque na linha System.out.println("Olá Mundo!"); programamos a aplicação para imprimir na tela a string (texto) que está entre parênteses.
String é um tipo de dados, e dados são valores armazenados que os programas utilizam para guardar resultados ou realizar operações.
Bem, isso é tudo, e no próximo post veremos mais sobre tipos de dados, variáveis e operações com valores.
Ass.: David de Almeida Bezerra Jr
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