Trabalhosos, mas bem útieis, casos de uso podem ser a solução ou prevenção de alguns problemas.
Para aqueles que estão ou irão estudar este senhorzinho na faculdade, eu vos apresento a maneira mais normal de se documentar um caso de uso. O modelo utilizado será o da imagem acima.
1 - Dar-se "nomes aos bois":
Para um caso de uso precisa-se definir uma identidade, normalmente denomina-se UCn, onde "n" é o número do caso de uso. Exemplo: UC 1 - Imprimir Relatório;
O nome é acompanhado da identificação (UC 1) + o nome que encontra-se na "bolota" do diagrama(Imprimir Relatório).
2 - Algumas informações essenciais para o desenvolvimento:
Objetivo | Imprimir o relatorio mensal filtrado por data. |
Requisitos | -(Aqui vai uma referência de um Requisito Funcional, caso tivesse, RF1, caso não, um ifem(-)) |
Atores | Usuário |
Prioridade | (Alta, Baixa ou Média) |
Pré-condições | Haver vendas e compras lançadas. |
Frequência de uso | (Alta, Baixa ou Média) |
Pós-condições | Imprimir ou salvar em arquivo. |
3 - Campos:
- Data Inicial;
- Data Final;
- Gerar Relatório;
- Botão Sair;
4 - Fluxo Principal:
- O Sistema apresenta a tela de impressão com todos os campos e botões habilitados;
- O Ator preenche o formulário apresentado;
- O Ator seleciona o botão Gerar Relatório;
- O Sistema valida as datas;
- O Sistema emite o relatório com o filtro oferecido(Data Inicial <-> Data Final);
5 - Regras de Negócio:
- RN1 - O relatório só será gerado se houver dados no período selecionado;
6 - Validação:
- Os campos Data Inicial e Data Final deverão ser preenchidos no formato "dd/mm/YYYY", onde "dd" é o dia de uma data com dois dígitos, o "mm" é o mês de uma data com dois dígitos, e "YYYY" é o ano de uma data com quatro dígitos;
7 - Protótipo das Telas:
É isso ai pessoal! Quem tiver dúvidas, visitem o blog do Porfº Marcos Morais de Sousa: www.marcosmoraisdesousa.blogspot.com
Ass.: David de Almeida Bezerra Jr
Belo modelo, velho mão na roda!
ResponderExcluir