terça-feira, 13 de março de 2012

Artigo - Documentando Casos de Uso!

Trabalhosos, mas bem útieis, casos de uso podem ser a solução ou prevenção de alguns problemas.

Para aqueles que estão ou irão estudar este senhorzinho na faculdade, eu vos apresento a maneira mais normal de se documentar um caso de uso. O modelo utilizado será o da imagem acima.

1 - Dar-se "nomes aos bois":

Para um caso de uso precisa-se definir uma identidade, normalmente denomina-se UCn, onde "n" é o número do caso de uso. Exemplo: UC 1 - Imprimir Relatório;

O nome é acompanhado da identificação (UC 1) + o nome que encontra-se na "bolota" do diagrama(Imprimir Relatório).

2 - Algumas informações essenciais para o desenvolvimento:


ObjetivoImprimir o relatorio mensal filtrado por data.
Requisitos-(Aqui vai uma referência de um Requisito Funcional, caso tivesse, RF1, caso não, um ifem(-))
AtoresUsuário
Prioridade(Alta, Baixa ou Média)
Pré-condiçõesHaver vendas e compras lançadas.
Frequência de uso(Alta, Baixa ou Média)
Pós-condiçõesImprimir ou salvar em arquivo.


3 - Campos:
  • Data Inicial;
  • Data Final;
  • Gerar Relatório;
  • Botão Sair;
4 - Fluxo Principal:
  1. O Sistema apresenta a tela de impressão com todos os campos e botões habilitados;
  2. O Ator preenche o formulário apresentado;
  3. O Ator seleciona o botão Gerar Relatório;
  4. O Sistema valida as datas;
  5. O Sistema emite o relatório com o filtro oferecido(Data Inicial <-> Data Final);
5 - Regras de Negócio:
  • RN1 - O relatório só será gerado se houver dados no período selecionado;
6 - Validação:
  • Os campos Data Inicial e Data Final deverão ser preenchidos no formato "dd/mm/YYYY", onde "dd" é o dia de uma data com dois dígitos, o "mm" é o mês de uma data com dois dígitos, e "YYYY" é o ano de uma data com quatro dígitos;
7 - Protótipo das Telas:
É isso ai pessoal! Quem tiver dúvidas, visitem o blog do Porfº Marcos Morais de Sousa: www.marcosmoraisdesousa.blogspot.com

Ass.: David de Almeida Bezerra Jr

Um comentário: