quinta-feira, 8 de março de 2012

Artigo - Ubuntu acabando com a confiabilidade do Linux?

Ele trás muitas inovações e quebra paradigmas, mas falha em confiabilidade!

É fato que sem o Ubuntu Linux, o pinguim não estaria tão famoso assim, pois através dos anos passados a distribuição tem levado um verdadeiro "Linux para seres humanos", como sugere a sua frase de efeito.

Os desenvolvedores inovam a cada versão, e sempre deixando o sistema mais fácil e intuitivo. Não deixa a desejar nestes quesitos. Porém com tantas ideias sendo postas em prática, o software acaba adquirindo falhas que muitas vezes incomodam muito o usuário.

Estas falhas vêm acontecendo a poucos anos atrás. Se não me engano, a versão 9.10 ainda era bem confiável, mas a partir do 10.04 o Ubuntu passou a apresentar defeitos chatos, como mal-gerência de alguns módulos, reinicializações repentinas, erros de transição de arquivos para mídias removíveis(como pendrive), apresentando a famosa mensagem "Erro de E/S(ou I/O)" e em muitas máquinas, ao pedir para desligar o sistema não desligava nunca, ficando congelado tentando "matar" um módulo Wireless da Atheros.

A cada nova versão acumulam-se mais defeitos, claro que muitos outros anteriores são corrigidos, mas ainda deixa a desejar. Todo esse conjunto de erros deixam a estabilidade e a segurança do S.O. impossível de ser satisfatória.

Nós acreditamos que estes problemas são fruto do curto espaço de tempo entre as versões, que é de 6 meses de desenvolvimento e testes. O que não acontece com o Debian por exemplo, pois este outro segue o desenvolvimento até que o software e todos os seus pacotes apresentem um nível de estabilidade e segurança aceitáveis aos padrões da distro.

Sendo o Ubuntu Linux uma distribuição muito selecionada para os iniciantes no mundo livre, com todo esse aparato "errológico" o sistema acaba passando a sensação de que Linux não é tudo aquilo que se fala mas sim, e somente sim, uma alternativa gratuita ao Microsoft Windows.

Se você procura confiabilidade, essa não é a melhor distro para você. Tente o Debian ou o Slackware.
Agora, se buscas inovação e facilidade, corra para o abraço e baixe a sua cópia direto do web site do S.O.: www.ubuntu.com.

Ass.: David de Almeida Bezerra Jr

0 comentários:

Postar um comentário