Este aparelho que está sempre ao nosso lado pode fazer mais do que nós podemos pensar!
Quanto a tecnologia móvel evoluiu de um tempo para cá hein? Nesta sequência eu irei contar como a minha rotina matinal foi apoiada hoje(e quase todos os dias) pelo meu smartphone, mostrando que os nossos dispositivos servem para muito mais do que só fazer ligações. Mas deixando de "blá blá blá", vamos lá:
Hoje confesso que caí no mal da preguiça, acordei as 09:00 da manhã com o toque do meu smartphone(que pra quem acaba de acordar, é um toque nem um pouco agradável). Quem estava do outro lado da linha era um cliente de outra cidade.
Eu sou programador, e na minha cidade e em alguns lugares da região tenho clientes que utilizam os meus softwares. Mas voltando:
No estabelecimento deste cliente de outra cidade não possui Internet(talvez por política de trabalho deles, ou outros fatores, não importa), e como o serviço que eu presto para eles é de aluguel de software e não uma venda de um software, toda vez que vence o mês eu tenho que validar o sistema novamente, para que então ele volte a atividade(se ele tivesse Internet seria muito melhor). Sim, mas voltando novamente ao nosso tema:
A moça do outro lado da linha muito educada me informa que a licença mensal do sistema deles venceu. Para que nós possamos realizar a validação mensal, ela precisa me passar o ID do computador(que é um código que aparece na tela do sistema quando está vencida a licença), e posteriormente eu insiro este código num programa que eu desenvolvi para trabalhar, e este programa me retorna a contra-senha do mês para este cliente. Logo então eu passo esta senha para a moça inserir no software, finalizando o processo.
O problema é: "Eu acabei de acordar, mas já passara-se a hora de levantar! :D". Ai que entrou o meu companheiro de bons e maus bocados. Eu não só desenvolvi uma aplicação desktop para validar os meus sistemas, mas também um programa mobile, onde eu poderia realizar um procedimento deste em qualquer lugar que eu estivesse.
Então eu segui a "agoritmizando" esta sequência: pedi um momento para o cliente e coloquei-o no viva-voz para que eu pudesse olhar para a tela do dispositivo; abri o menu de aplicações(já que o aparelho é multitarefa) e procurei o meu validador; inseri a senha(claro que uma aplicação dessas tem que ter senha pra entrar ;D); pedi para a moça para que ela me informasse o ID; inseri o ID passado por ela no programa mobile, gerei a contra-senha e passei a ela de volta; ela colocou no sistema e validou, encerrando a operação com sucesso!
Pow! Que mão na roda! Mais não parou por aí não! Antes de seguir quero que vocês conheçam o meu smartphone:
Este é o Nokia C5-03, um dos últimos smartphones da filandesa equipados com o Sistema Operacional Symbian Série 60 5th Edição. Está é a versão Cinemark, um modelo especializado que vem com uma caixa de som de brinde e uma indicação pra baixar o software da Cinemark, que serve para comprar ingressos nos cinemas brasileiros(não sei se serve pra outros países, não instalei o aplicativo).
Apesar de ser o smartphone mais simples da Nokia(sim, o C3 não é um smartphone, vide o link da Nokia), este aparelho de baixo custo pode lhe surpreender, pois todas as automações diárias que os smartphones de linha fazem ele também faz, claro que não com oa mesmoa frufru elegância, mas não deixa nada a desejar.
Bem, mas vamos lá:
Logo após eu ter desligado o celular, mal levantei do colchão e o meu cel toca novamente. Desta vez era a minha namorada, que entre as trocas de bom dias e carinhos :P não conseguiu me falar o que queria, pois no sistema de espera de chamada do aparelho tinha outro cliente me ligando, querendo fazer validação também. Daí pedi licença a ela e atendi o meu cliente. Fiz o mesmo processo descrito mais cedo acima.
Quando acabei com o cliente, retomei minha conversa com ela. O que me foi passado é que ela estava esperando que um e-mail chegasse no meu endereço eletrônico(poderia ter sido no dela, mas tudo bem), e me pediu para que se tivesse chegado que eu encaminhasse para ela. Voltando a história de que eu tinha acabado de acordar... Peguei o meu dispositivo, me conectei ao ponto Wifi existente no local em que eu resido e baixei as minhas novas correspondências eletrônicas. Lá estava o bendito e-mail. Redirecionei para ela de uma forma simples e rápida, informei para que visse a caixa postal e desliguei.
Depois deste episódio ainda precisei do aparelho para algumas tarefas que davam para ser feitas pelo computador, mas eu já estava com o dispositivo na mão.
Fica aí a dica então: Explore o seu smartphone, seja ele SymbianOS, Android, iOS, Windows Phone, Blackberry, Xing-ling(se é que pode-se chamar de smartphone), Meego, ou o Diabo a quatro... Fuce, procure, escave.. Você vai achar muitas funcionalidades que tornarão o seu dia-a-dia mais dinâmico, conectado e automatizado. Valeu!
Ass.: David de Almeida Bezerra Jr
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