quarta-feira, 17 de julho de 2013

Programação - Java Básico 06 - Capturando entradas do usuário!

A única real constante é a mudança, sendo que um dado ou ação diferente mudaria todo o contexto!

Dando sequência a nossos posts, hoje iremos ver como capturar entradas (valores) digitados pelo usuário no terminal, armazenando-os em variáveis e operando com eles.

Vamos lá!

Scanner

 Sendo uma classe nativa do JAVA, o Scanner nos permite capturar valores do terminal.

Sua sintaxe de criação e inicialização é:

Scanner scanner = new Scanner(System.in);


Para capturarmos valores String, int e double, utilizamos os métodos nextLine(), nextInt(), nextDouble(), respectivamente:

String nome = scanner.nextLine();
int idade = scanner.nextInt();
double altura = scanner.nextDouble();

Então, se quisermos capturar o nome, idade e altura de uma pessoa informada pelo usuário, podemos seguir o seguinte código:

import java.util.Scanner;

public class Entradas {
           public static void main(String[] args){
                      Scanner scanner = new Scanner(System.in);
                    
                      System.out.println("Digite o nome da pessoa:");
                      String nome = scanner.nextLine();

                      System.out.println("Digite a idade da pessoa:");
                      int idade = scanner.nextInt();

                      System.out.println("Digite a altura da pessoa:");
                      double altura = scanner.nextDouble();

                      System.out.println(nome+" tem "+idade+" anos e "+altura+" m de altura!");

                      scanner.close();

           }
}

Se eu colocasse como entradas nome='José', idade=23 e altura=1,75, a minha saída seria: José tem 23 anos e 1.75 m de altura!

Percebam, no código, a primeira linha em vermelho: "import java.util.Scanner;".

As linguagens de programação são apoiadas em bibliotecas, que são pacotes contendo classes ou scripts pré escritos para realizar determinada tarefa. Isso quer dizer que a classe Scanner está no pacote java.util.*, e se não escrevermos esta linha (import java.util.Scanner;) acima da declaração da classe, a IDE irá acusar erro.

Na próxima veremos como trabalhar com mensagens de entrada e saída, desta vez com interface gráfica.

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário