quinta-feira, 18 de julho de 2013

Programação - Java Básico 07 - Mensagens de Entrada e Saída (Interface Gráfica)!

O que nos diferencia é a escolha que fazemos, mesmo quando só há um caminho a seguir!

Até agora em nossas postagens, vimos como capturar entradas do usuário, tratar este valor e exibir saídas, porém tudo em cima da interface modo texto.

Hoje veremos como trabalhar com janelas de Diálogo de entrada e saída que, em JAVA, a classe responsável por isso é a JOptionPane.

A JOptionPane, como muitos elementos da interface gráfica na linguagem, faz parte da biblioteca javax.swing.*, logo precisaremos declarar com o import antes de iniciarmos a classe:

import javax.swing.JOptionPane;

A classe JOptionPane tem dois métodos padrões que realizam as operações de exibição de mensagem (saída) e captura de dados (entrada), que são eles, respectivamente: showMessageDialog(ComponentePai, Mensagem) e showInputDialog(Mensagem);

No primeiro, o ComponentePai nós vamos ignorá-lo por enquanto e colocar o valor nulo (null), e ainda no primeiro, o segundo parâmetro (Mensagem) é onde nós passamos o que será visualizado pelo usuário.

Exemplo:

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Olá mundo");



O segundo método (showInputDialog) possui somente um parâmetro (Mensagem), que é idêntico ao de mesmo nome do primeiro método.
A diferença deste é que ele tem como retorno uma String, fazendo com que o programa possa capturar e manipular um valor inserido pelo usuário.

Exemplo:

String nome = JOptionPane.showInputDialog("Qual o seu nome?");

JOptionPane.showMessageDialog(null, "O seu nome é "+nome);

Então o nosso programinha ficaria assim:

import javax.swing.JOptionPane;


public class EntradasGrafica {
    public static void main(String[] args) {
        String nome = JOptionPane.showInputDialog("Qualo seu nome?");
       
        JOptionPane.showMessageDialog(null, "O seu nome é "+nome);
    }

}

Na próxima veremos como converter valores texto para números, daí poderemos capturar entradas do usuário, transformar em numérico e realizar operações matemáticas.

Ass.: David de Almeida Bezerra Júnior

0 comentários:

Postar um comentário